sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lopes Trovão com Moreira César

1° Desafio
O Amor é paciente

Com toda humildades e mansidão, com longanimidade,Suportai-vos uns aos outros em amor, - Efésios 4:2

Os nossos relacionamentos tem um significado diferente quando O amor nos motiva. Com ele nós pensamos no melhor para os outros. Motivado pelo amor encontramos forças para superar problemas. O amor é baseado em duas características. A paciência e a bondade. Todas as outras características são extensões desses dois atributos. Nós falamos sobre paciência no post anterior e começaremos esta série sobre relacionamentos falando sobre ela. Paciência é seu novo desafio de hoje em diante. Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva à uma situação negativa. Você é tardio em irar-se. Não se irrita facilmente. Não é exigente nem incisivo com as palavras. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior. Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente por perto. Estar próximo de alguém assim faz você reagir com raiva e insensatez. A ironia da raiva em uma ação errada está em gerar novos erros por si só. A raiva dificilmente torna as coisas melhores. Geralmente ela cria mais problemas. Mas a paciência paralisa o andamento do problema. A paciência, mais do que morder a língua, mais do que bater a mão na boca, é respirar fundo. Ela purifica o ar. Ela impede a insensatez de espalhar seu veneno por toda casa. Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal. Se o seu cônjuge lhe ofende, você rapidamente revida ou você se controla? Você reage com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a resposta for sim, você está espalhando veneno ao invés de remédio.

A raiva é causada, na maioria das vezes, quando um forte desejo por algo é combinado com decepção ou tristeza. Você não consegue o que quer, então começa a se irritar por dentro. Muitas vezes ela é a reação emocional que resulta das nossas razões egoístas, tolas e más. Por outro lado, a paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência. A paciência aguarda para ver toda a situação antes de julgar. A bíblia diz: "o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" (Provérbios 14:29). Assim como a falta de paciência fará do seu lar uma zona de guerra, a prática da paciência estimulará a paz e a tranqüilidade. "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Provérbios 15:18). A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria. E todo relacionamento precisa desta combinação para permanecer saudável. A paciência entende que todos falham. Quando um erro é cometido, a paciência decide dar mais tempo do que ele(a) precisa para corrigi-lo. A paciência lhe capacita a permanecer firme durante os tempos difíceis do seu relacionamento, ao invés de lhe esgotar com as pressões. Como seria o tom de voz do seu lar se você colocasse em prática essa abordagem bíblica: "tenham cuidado para que ninguém retribua mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (1 Tessalonicenses 5: 15)? Poucos de nós praticam a paciência de forma adequada, e nenhum de nós a pratica naturalmente. Mas o homem e a mulher sábios verão a paciência como um ingrediente essencial no relacionamento. Este é um bom ponto de partida para demonstrar o amor verdadeiro.

Esta série e baseada no livro "Desafio de amar".

13 comentários:

  1. Maneiro o que vc faz nas ruas, eu moro em niterói e vim aqui por que vi o link no asfalto iaeuhiaue, abração.

    ResponderExcluir
  2. oi poeta!adoro tudo q vc escreve,tudo mesmo!SO ACHO UM TANTO PERIGOSO ESCREVER NA RUA.VIGIA MEU IRMAO.ESCEVE AKI TA? FIQ NA PAZ DO SENHOR.POXA Q CARA ESTRANHO ESSE AI EM CIMA, MAIS ATE AGORA FOI O UNICO CORAJOSO.LEGAL

    ResponderExcluir
  3. BONDADE,PASCIENCIA,TOLERANCIA AMOR...COMO E DIFICIL. AS PESSOAS ESTAO TAO FECHADAS DENTRO DE SI MESMAS Q VAO MATANDO OS PROPRIOS SENTIMENTOS.EU MESMO JA MORRI POR DENTRO.PAULO NITEROI RJ.OREM POR MIM.

    ResponderExcluir
  4. ALO POETA!MAIS UMA VEZ ESTOU AKI,PARABENS POR TUDO Q ESCREVE.GOSTARIA,SE O POETA ME PERMITE; DIZER PARA O AMIGO ACIMA Q SEJUS O AMA.SEJUS DISSE:VINDE A MIM TODOS OS Q ESTAO CANSADOS E OPRIMIDOS Q EU VOS ALIVIAREIS.ACEITE JESUS COMO O SEU SALVADOR,Q TODA ESSA ANGUSTIA IRA PASSAR.SEJA FORTE!! ABRAÇO CARO POETA.Q DEUS ABENÇOE TODOS Q AKI COMENTAREM.ESSE CANAL E UMA FONTE DE BENÇAOS.

    ResponderExcluir
  5. POETA,POETA ACHO Q ESTOU APAIXONADA.SERA Q DEUS ESTA MANDANDO EU ME IDENTIFICAR?beijossssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  6. ola! dei uma olhada em todas as ruas, achei maneiro. como consegue? tu se arrisca muito o veio!legal o proposito.d qulquer forma,brigadao.

    ResponderExcluir
  7. quando sentimentos negativos afloram por causa do comportamento ou das palavras de alguem,o problema nao se evapora com o passar do tempo e exige soluçao.nesse caso,a paciencia exerce um papel importante.a paciencia nos faz aceitar a imperfeiçao do outro,por mais que ela nos pertube, e faz com que nos concentremos na soluçao do problema,em vez de condenar a pessoa.essa e a minha opiniao.professor da gama filho e cordenador da igreja tempo de vencer.obrigado e meus parabens!

    ResponderExcluir
  8. O AMOR E TUDO.NAO PRECISARIAMOS DOS OUTROS NOVE MANDAMENTOS. Amai o teu proximo como ha ti mesmo. DEBORA COPACABANA RJ.

    ResponderExcluir
  9. O idiota q opinou nos outros texto e MALUCO.O TITULO Q ele ganhou aki da turma foi O INVEJOSO.Ele GOSTA...E feio q doi!!!!beijos poeta.

    ResponderExcluir
  10. AMOR SO O DE DEUS E DE MAE.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse texto, e o mais bonito e tocante.SEM AMOR NAO HA COMO VIVER.SUELEM.BEIJINHOS.

    ResponderExcluir
  12. Dudo e muito bonito.Li todos.PARABENS!

    ResponderExcluir